Você se conhece melhor!
Conhecer o próprio corpo pode parecer uma vantagem boba, mas não é! É preciso se lembrar que fomos privadas da nossa sexualidade e, muitas de nós ainda não teve a oportunidade de descobrir sua própria anatomia e seus próprios prazeres, talvez por vergonha, culpa ou medo.
A masturbação é um ótimo caminho para entrar em contato com seus desejos mais íntimos. Ela te ajuda a descobrir suas potências, ou seja, o que funciona (ou não) para você. Isso é ótimo! Assim, você sabe exatamente do que e como gosta, e pode comunicar suas preferências para seu parceiro e/ou parceira. Ponto para o autoconhecimento!
Reduz estresse e ansiedade
Você se sente mais relaxada depois da masturbação? A gente explica o porquê.
O orgasmo libera dopamina e oxitocina, o que diminui o efeito do cortisol, hormônio do estresse, em nosso organismo. Isso gera relaxamento e sensação de bem-estar, te deixando mais calma e feliz.
Alivia dores menstruais
Pois é! A masturbação tem efeito relaxante, como falamos acima, e por isso pode aliviar dores e cólicas menstruais. Isso porque ao atingir o orgasmo, o útero se contrai e logo em seguida, toda a musculatura genital relaxa. Além de contribuir para a saída do sangue, a sensação de prazer diminui a sensibilidade à dor.
A pesquisa Menstrubation (menstruação + masturbação), feita com 486 pessoas em mais de 15 países, confirmou: 70% dos entrevistados afirmaram que a masturbação regular teve impacto na intensidade de suas dores menstruais.
Fortalece o assoalho pélvico
Já ouviu falar que, com a idade, pessoas com vulva podem sofrer de incontinência urinária? Isso pode acontecer porque o assoalho pélvico, conjunto de músculos e ligamentos que sustenta e dá suporte à bexiga, útero, reto e intestino, está enfraquecido.
Um dos benefícios da masturbação é que a prática faz com que esse conjunto de músculos da pelve se “exercite”, contraindo e relaxando, o que fortalece a região e garante saúde a longo prazo!
Melhora a qualidade do sono
Uma coisa é certa: o relaxamento pós-orgasmo vem! Durante o sexo, ou na masturbação, nosso corpo gasta energia de forma intensa, liberando hormônios como endorfina e adrenalina.
Depois do ápice, sentimos um relaxamento causado pela prolactina, que pode provocar e induzir o sono.
Então, já sabe o que fazer quando a insônia bater, né?
Aumenta a imunidade
Fortalecer o sistema imunológico é outro ótimo benefício da masturbação.
Cientistas da Alemanha descobriram que oxitocina e dopamina, quando trabalham juntas, se potencializam e aumentam os glóbulos brancos, células que ajudam a combater infecções. Isso quer dizer que se masturbar regularmente pode deixar seu sistema imunológico forte e saudável!
Te deixa confiante
Masturbação e autoestima tem tudo a ver!
Conhecer o próprio corpo e explorar todo o prazer que ele pode te oferecer é libertador. Aos poucos, vamos nos libertando de sentimentos muito comuns como culpa, medo ou vergonha, e nos sentimos confiantes. Afinal, eu conheço e sou dona do meu prazer!